Thursday, November 20, 2008

Softwares Educacionais

Introdução

O presente documento irá avaliar de forma ampla os softwares educativos, seu objetivo, no entanto, seu objetivo inicial seria a avaliação de um software educacional, porém no decorrer do artigo veremos o porquê da mudança de foco.

Softwares Educacionais

O conceito de software educacional ainda não está bem definido, dentre os pedagogos e os profissionais da TIC (Tecnologia da informação e conhecimento). Qual o requisito para o software ser educacional? Vamos definir aqui, que software educacional é todo software que preenche como educacional sua categoria, porém não podemos deixar de comentar que, programas de TV educativos, livros educacionais, são de maneira geral, feitos com pior qualidade (não dão importância ao interesse do educando apenas do objetivo), tornando-se chatos, claro que há uma dificuldade imensa em fazer em um material estático a flexibilidade necessária para tornar-se uma mídia duradoura.

Um conceito encontrado na internet é que software educacional é todo software que seja usado para algum objetivo educacional ou pedagogicamente defensável, qualquer que seja a finalidade com que tenha sido criado, tornando assim qualquer software: educacional, de acordo com a criatividade do educador.

Encontrando Softwares Educacionais na internet

Como de costume em qualquer trabalho universitário, a ferramenta de busca da google sempre é utilizada para garantia de quantidade de dados relevantes para pesquisas, o termo Software Educacional retornou mais artigos do que softwares educacionais propriamente ditos, os que foram encontrados em sua maioria já estavam fora do ar, eram shareware (licença temporária) ou estavam em acesso restrito. Alguns softwares em inglês foram encontrados e testados, serão comentados no próximo tópico.

Visto a dificuldade de encontrar softwares educacionais gratuitos em português, uma subcategoria aparentemente mais fácil foi procurada “Jogos eletrônicos educacionais”, nos sites de jogos mais referenciados nem sequer a categoria educacional é citada o mais próximo disso seriam as categorias puzzle e infantil, porém seguindo nosso conceito de software educacional eles não deveriam ser avaliados. Com um pouco mais de insistência outros softwares educacionais foram encontrados alguns softwares nos sites: baixaki, tecnologia.terra e sitededicas.uol.

Análise dos Softwares encontrados

O primeiro software analisado é o Ray´s Letters and Numbers, software educacional para crianças de 3 a 6 anos, pode ensinar o alfabeto, números, contas, ortografia, habilidades de teclado. Este software deve ser utilizado com o auxilio de um adulto logo de inicio para dar os passos iniciais a criança de como funciona, como o sofware ensinava números e letras em inglês tive que testar eu mesmo. Escolhi o sotaque inglês britânico, o primeiro jogo você clica em uma caixa com uma determinada cor, então pelos alto-falantes sai uma voz indicando a pronuncia da cor: “blue” dizia, mostrando uma caixa abaixo com a escrita de “blue” o educando então deve digitar no teclado virtual as letras para formar blue, um exercício bastante simples, para fazer com que as crianças assimilem fala à escrita. O Segundo exercício era de memorização das letras nos alto-falantes saia uma voz dizendo qual letra deveria ser clicada: “iu” então cliquei no “u” correspondente fonético da letra, um ponto foi adicionado, para cada erro um ponto era retirado e depois de 3 erros a resposta certa piscava na tela. Uma dificuldade que encontrei foi na fonética talvez pelo fato do inglês ter sido de sotaque britânico algumas letras pareciam ter o mesmo som, e o outro problema que se encontra a falta de distinção por dificuldade (idade) dos exercícios.

O segundo software rapidamente analisado foi o Calcul 5, também em inglês e não muito intuitivo, o educando escolhe no menu os tipos de operação que quer trabalhar e em uma outra tela clica em um botão com o nome gerar, então a “calculadora” gera as operações e você deve dar o resultado, como ele trabalha com cálculos fáceis como: “2 + 2 = ” e também com cálculos mais complexos como “5/9 + 7/5 = ” que já seria necessário auxilio de papel e lápis pode ser usado por qualquer educando em matemática básica porém a grande falha dele é o sistema de pontuação para cada pergunta e resposta é adicionado a porcentagem de acertos, porém quando há um erro o software não mostra a resposta correta.

Os últimos softwares encontrados nem sequer foram testados pelo único motivo de trabalharem assuntos sempre muito repetitivos: lógica, matemática, geografia (associar estado com capital) e ensino de língua estrangeira (inclusive esperanto, japonês e chinês).

Conclusão

Podemos dizer que os softwares educacionais são os softwares do futuro, só quando o homem conseguir passar conhecimento de forma lúdica e extra-escolar, caso contrário a fama do software educacional de: chato e desmotivante, sempre estará associado com ele. Algum tempo atrás em entrevista, a Microsoft declarou que não mais fará jogos educativos para seu console de mesa o Xbox360 (fonte: wii-brasil) alegando não obter lucro com esse tipo de jogo. A contra resposta é: óbvio que não vão ter lucro até conseguirem fazer um jogo educativo que realmente valha à pena mesmo que seja dependente de idades, mas que seja diferente dos jogos educativos do mercado. A falta de formação apropriada dos gamers designers e afins, também podem ser a causa de tamanha “chatice”.

No comments: