Tuesday, November 11, 2008

RPG, Jogos educacionais e outros

Uma das grandes polêmicas ao se envolver computação e educação, são os softwares educacionais, dentro desta vasta área de softwares educacionais nós encontramos os jogos (eletrônicos) educacionais, neste artigo Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Letícia Coelho Roland, Marie-Christine Julie Mascarenhas Fabre, Mary Lúcia Pedroso Konrath, falam sobre a importância da utilização de jogos educacionais na educação.
Na classificação: jogos, nós encontramos vários estilos e modelos diferentes dentre eles o RPG:

"Role-playing game (RPG) – Um RPG é um jogo em que o usuário controla um
personagem em um ambiente. Nesse ambiente, seu personagem encontra outros
personagens e com eles interage. Dependendo das ações e escolhas do usuário, os
atributos dos personagens podem ir se alterando, construindo dinamicamente uma
história. Esse tipo de jogo é complexo e difícil de desenvolver. Porém, se fosse
desenvolvido e aplicado à instrução, poderia oferecer um ambiente cativante e
motivador."

Ao meu ver, este estilo de jogo é o mais adequado para o uso de jogos educacionais infanto-juvenis complexos, os RPGs tem uma capacidade de passar conhecimento sem se mostrar chato, porém existe um preconceito ainda com o nome: RPG, atribuído normalmente a nerds e pessoas anti-sociais, os RPGistas (como são chamados) geralmente tem uma criatividade mais elevada.

Um jogo educacional, não deve conter palavras desestimulantes como: "Você perdeu", "Fim de jogo" e sim palavras de estimulo: "Quase lá", "Chegou perto". Particulamente eu não gosto de palavras como: "Tente outra vez", "Tente novamente".

Agora um pouco sobre mim, sempre tive vontade de fazer jogos educacionais, principalmente envolovendo a parte de história, utilizar elementos históricos para alterar o caminho da personagem no jogo, por isso, prefiro o estilo RPG, você pode inserir facilmente esses elementos na construção do enredo. Um cuidado especial que os desenvolvedores devem ter é no uso da fantasia, pois se os jogadores começarem a confudir o que realmente aconteceu com o que o jogo está fantasiando não vai ficar legal.

Jogos co-op (cooperativo): Estive analisando por esses dias um jogo no Wii do estilo Co-op jogando sempre com meu irmão, no jogo em questão existia realmente uma necessidade de cooperação caso quisessemos terminar o jogo, além disso a inteligência combinada nunca foi tão útil, a velha frase: "duas cabeças pensam melhor que uma" este estilo "Vygotskyano" de game também deve ser explorado mais.

No comments: