Thursday, November 20, 2008

Softwares Educacionais

Introdução

O presente documento irá avaliar de forma ampla os softwares educativos, seu objetivo, no entanto, seu objetivo inicial seria a avaliação de um software educacional, porém no decorrer do artigo veremos o porquê da mudança de foco.

Softwares Educacionais

O conceito de software educacional ainda não está bem definido, dentre os pedagogos e os profissionais da TIC (Tecnologia da informação e conhecimento). Qual o requisito para o software ser educacional? Vamos definir aqui, que software educacional é todo software que preenche como educacional sua categoria, porém não podemos deixar de comentar que, programas de TV educativos, livros educacionais, são de maneira geral, feitos com pior qualidade (não dão importância ao interesse do educando apenas do objetivo), tornando-se chatos, claro que há uma dificuldade imensa em fazer em um material estático a flexibilidade necessária para tornar-se uma mídia duradoura.

Um conceito encontrado na internet é que software educacional é todo software que seja usado para algum objetivo educacional ou pedagogicamente defensável, qualquer que seja a finalidade com que tenha sido criado, tornando assim qualquer software: educacional, de acordo com a criatividade do educador.

Encontrando Softwares Educacionais na internet

Como de costume em qualquer trabalho universitário, a ferramenta de busca da google sempre é utilizada para garantia de quantidade de dados relevantes para pesquisas, o termo Software Educacional retornou mais artigos do que softwares educacionais propriamente ditos, os que foram encontrados em sua maioria já estavam fora do ar, eram shareware (licença temporária) ou estavam em acesso restrito. Alguns softwares em inglês foram encontrados e testados, serão comentados no próximo tópico.

Visto a dificuldade de encontrar softwares educacionais gratuitos em português, uma subcategoria aparentemente mais fácil foi procurada “Jogos eletrônicos educacionais”, nos sites de jogos mais referenciados nem sequer a categoria educacional é citada o mais próximo disso seriam as categorias puzzle e infantil, porém seguindo nosso conceito de software educacional eles não deveriam ser avaliados. Com um pouco mais de insistência outros softwares educacionais foram encontrados alguns softwares nos sites: baixaki, tecnologia.terra e sitededicas.uol.

Análise dos Softwares encontrados

O primeiro software analisado é o Ray´s Letters and Numbers, software educacional para crianças de 3 a 6 anos, pode ensinar o alfabeto, números, contas, ortografia, habilidades de teclado. Este software deve ser utilizado com o auxilio de um adulto logo de inicio para dar os passos iniciais a criança de como funciona, como o sofware ensinava números e letras em inglês tive que testar eu mesmo. Escolhi o sotaque inglês britânico, o primeiro jogo você clica em uma caixa com uma determinada cor, então pelos alto-falantes sai uma voz indicando a pronuncia da cor: “blue” dizia, mostrando uma caixa abaixo com a escrita de “blue” o educando então deve digitar no teclado virtual as letras para formar blue, um exercício bastante simples, para fazer com que as crianças assimilem fala à escrita. O Segundo exercício era de memorização das letras nos alto-falantes saia uma voz dizendo qual letra deveria ser clicada: “iu” então cliquei no “u” correspondente fonético da letra, um ponto foi adicionado, para cada erro um ponto era retirado e depois de 3 erros a resposta certa piscava na tela. Uma dificuldade que encontrei foi na fonética talvez pelo fato do inglês ter sido de sotaque britânico algumas letras pareciam ter o mesmo som, e o outro problema que se encontra a falta de distinção por dificuldade (idade) dos exercícios.

O segundo software rapidamente analisado foi o Calcul 5, também em inglês e não muito intuitivo, o educando escolhe no menu os tipos de operação que quer trabalhar e em uma outra tela clica em um botão com o nome gerar, então a “calculadora” gera as operações e você deve dar o resultado, como ele trabalha com cálculos fáceis como: “2 + 2 = ” e também com cálculos mais complexos como “5/9 + 7/5 = ” que já seria necessário auxilio de papel e lápis pode ser usado por qualquer educando em matemática básica porém a grande falha dele é o sistema de pontuação para cada pergunta e resposta é adicionado a porcentagem de acertos, porém quando há um erro o software não mostra a resposta correta.

Os últimos softwares encontrados nem sequer foram testados pelo único motivo de trabalharem assuntos sempre muito repetitivos: lógica, matemática, geografia (associar estado com capital) e ensino de língua estrangeira (inclusive esperanto, japonês e chinês).

Conclusão

Podemos dizer que os softwares educacionais são os softwares do futuro, só quando o homem conseguir passar conhecimento de forma lúdica e extra-escolar, caso contrário a fama do software educacional de: chato e desmotivante, sempre estará associado com ele. Algum tempo atrás em entrevista, a Microsoft declarou que não mais fará jogos educativos para seu console de mesa o Xbox360 (fonte: wii-brasil) alegando não obter lucro com esse tipo de jogo. A contra resposta é: óbvio que não vão ter lucro até conseguirem fazer um jogo educativo que realmente valha à pena mesmo que seja dependente de idades, mas que seja diferente dos jogos educativos do mercado. A falta de formação apropriada dos gamers designers e afins, também podem ser a causa de tamanha “chatice”.

Tuesday, November 11, 2008

RPG, Jogos educacionais e outros

Uma das grandes polêmicas ao se envolver computação e educação, são os softwares educacionais, dentro desta vasta área de softwares educacionais nós encontramos os jogos (eletrônicos) educacionais, neste artigo Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Letícia Coelho Roland, Marie-Christine Julie Mascarenhas Fabre, Mary Lúcia Pedroso Konrath, falam sobre a importância da utilização de jogos educacionais na educação.
Na classificação: jogos, nós encontramos vários estilos e modelos diferentes dentre eles o RPG:

"Role-playing game (RPG) – Um RPG é um jogo em que o usuário controla um
personagem em um ambiente. Nesse ambiente, seu personagem encontra outros
personagens e com eles interage. Dependendo das ações e escolhas do usuário, os
atributos dos personagens podem ir se alterando, construindo dinamicamente uma
história. Esse tipo de jogo é complexo e difícil de desenvolver. Porém, se fosse
desenvolvido e aplicado à instrução, poderia oferecer um ambiente cativante e
motivador."

Ao meu ver, este estilo de jogo é o mais adequado para o uso de jogos educacionais infanto-juvenis complexos, os RPGs tem uma capacidade de passar conhecimento sem se mostrar chato, porém existe um preconceito ainda com o nome: RPG, atribuído normalmente a nerds e pessoas anti-sociais, os RPGistas (como são chamados) geralmente tem uma criatividade mais elevada.

Um jogo educacional, não deve conter palavras desestimulantes como: "Você perdeu", "Fim de jogo" e sim palavras de estimulo: "Quase lá", "Chegou perto". Particulamente eu não gosto de palavras como: "Tente outra vez", "Tente novamente".

Agora um pouco sobre mim, sempre tive vontade de fazer jogos educacionais, principalmente envolovendo a parte de história, utilizar elementos históricos para alterar o caminho da personagem no jogo, por isso, prefiro o estilo RPG, você pode inserir facilmente esses elementos na construção do enredo. Um cuidado especial que os desenvolvedores devem ter é no uso da fantasia, pois se os jogadores começarem a confudir o que realmente aconteceu com o que o jogo está fantasiando não vai ficar legal.

Jogos co-op (cooperativo): Estive analisando por esses dias um jogo no Wii do estilo Co-op jogando sempre com meu irmão, no jogo em questão existia realmente uma necessidade de cooperação caso quisessemos terminar o jogo, além disso a inteligência combinada nunca foi tão útil, a velha frase: "duas cabeças pensam melhor que uma" este estilo "Vygotskyano" de game também deve ser explorado mais.

Thursday, October 30, 2008

Novo Banner de titulo

Apesar de parecer (e ser) uma pura poluição visual, este banner representa a confusão que rola no mundo da informática, os leigos vão dar de cara com ele reconhecer 5 ou 6 logos e achar que o resto é coisa de nerd... Existem disputas internacionais envolvendo cada uma desses "produtos" e movimentam bastante o mercado, faltaram ainda muitos logos e muitas disputas. Existem dois documentários muito bons a respeito da computação um deles é Piratas do vale do silicio e o outro é a guerra dos browsers da discovery channel.

Vejam a frase de Edsger Dijkstra

Wednesday, October 8, 2008

Scratch

O Scratch é uma linguagem de programação visual, dinâmica e
interpretada(isto é, não é compilada) usa o paradigma de orientação a
objeto, foi influenciada pelos: Logo, Smalltalk, AgentSheets e
outros.O seu ambiente de desenvolvimento é free.
O Scratch tem sido usado em escolas e organizações educacionais de
todo o mundo, o slogan do Scratch é "Imagine Programe e Compartilhe"
Compartilhando os aplicativos em Scratch outras pessoas podem pegar
seus objetos internos melhorá-los e modificá-los numa típica filosofia
software livre.
Sua plataforma tem uma usabilidade maior na criação de mídias: jogos e
vídeos são bons exemplos disso.
O Scratch está disponível para Windows e Mac, uma versão não oficial
para linux está rodando nos seus fórums.
Quando o Scratch foi criado o maior objetivo era fazer com que
crianças que nunca tiveram contato com programação antes aprendesse
intuitivamente a desenvolver nele.
A aprendizagem intuitiva foi descartada por ter feito o Scratch um
pouco mais complicado do que o imaginado, porém ela é perfeita para
iniciantes e curiosos, aprender usando o Scratch é surpreendente
fazendo dele diferente de outras linguagens de aprendizado como o Logo
e o Alice.

"É semelhante ao ActionScript(linguagem usada no Flash).
Ele é como um Photoshop, utilizando imagens e criando movimento, sons,
desenhos ou números. Podendo ser usado para criar um raciocínio lógico
relacionados a repetições e outros comandos ja escrito e semelhante a
C e Java, onde o corpo dos comandos funciona como uma adição
semelhante ao brinquedo Lego."
-
Carlos Henrique Ferreira da Silva, Licenciando em Computação

Saturday, October 4, 2008

Nova Filosofia

Agora com a filosofia KISS "Keep It Simple Stupid" o antigo truquesinformatica se chamará idolicomp*, e dessa vez o conteúdo será fontes de coisas interessantes com seus devidos comentários ou artigos que eu mesmo criarei, além dos já conhecidos materiais audiovisuais(youtube).

Agradecimentos para meu grande amigo nerd Filipe Batista, tudo que não é relacionado a desenvolvimento de software eu sempre peço auxilio a esse cara.

obs.: Depois mando Junior Designer fazer um banner prá mim se ele ainda tiver coragem... flw galera.


*Ido Licenciando em Computação (sou eu :D)

Thursday, August 7, 2008

After Effects efeito the flash

Prá quem quiser sair da micragem do photoshop e ir prá uma coisa mais avançada... Edição de video com after effetcts é sempre uma boa pedida nessa outra video-aula do youtube vc aprende(tosco) a micrar com o after effects!!

Saturday, July 5, 2008

Flash & HTML Primeira aula!

Flash para iniciantes!!!


HTML para iniciantes!!!

Sunday, June 29, 2008

Photoshop Colocando Tatuagens em fotos

Aplicando tatuagem pelo Photoshop

Thursday, June 26, 2008

Photoshop Melhorando uma Foto

Conceitos básicos para melhorar a qualidade de uma foto pelo Photoshop

Friday, June 20, 2008

Sumário Automático no Word


Uma amiga minha me perguntou como coloca sumário automático no Word 2003, fui para a página da google (minha patriocinadora) e digitei, sumário automático word, isso já foi o suficiente as páginas mais relevantes foram mostradas e dentre elas eu gostei deste video do Paulo Rafael, apesar de que é bem mais fácil ver por texto para quem não tem a internet banda larga(600kbp/s)

Saturday, May 17, 2008

Baixar Video do Youtube

Simples abra o video e veja o link da barra de endereço será mais ou menos assim:
http://www.youtube.com/watch?v=LnBOFp4FGhc

Então substitua = por / e apague watch? , ficará assim:
http://www.youtube.com/v/LnBOFp4FGhc

Quando clicar enter abrirá o video em formato grande e o link estará assim:
http://www.youtube.com/swf/l.swf?video_id=LnBOFp4FGhc&rel=1&eurl=&iurl=http%3A//i.ytimg.com/vi/LnBOFp4FGhc/default.jpg&t=OEgsToPDskIpcglAwqw09KIFP1eFAPTT

Agora é só substituir swf/l.swf por get_video ficará assim:
http://www.youtube.com/get_video?video_id=LnBOFp4FGhc&rel=1&eurl=&iurl=http%3A//i.ytimg.com/vi/LnBOFp4FGhc/default.jpg&t=OEgsToPDskIpcglAwqw09KIFP1eFAPTT
Será um arquivo do tipo Flv, flash video e qualquer computador com tal plugin conseguirá executá-lo, bom proveito!!